terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Reforma de residência - Chapada - RS

A cliente nos procurou com o intuito de fazer uma reforma de fachada em sua edificação que cujo térreo é comercial e primeiro pavimento é residencial.
A edificação ocupa toda a largura do lote, estratégia adotada pelo projetista com provavelmente com o intuito de aproveitar ao máximo a insolação da fachada frontal que é norte.
Ocorre que esta decisão de projeto acabou gerando uma sensação de achatamento no volume da edificação conforme é possível verificar nas fotos de antes da residência.
Foto antes: situação atual da fachada

Foto antes: situação atual da fachada.
Propusemos aumentar um pouco a alvenaria no volume da escada para gerar um elemento vertical e tirar a sensação de achatamento que a fachada tem hoje, por isso também propusemos eliminar as janelinhas do lado esquerdo e manter apenas as janelas do lado direito, mais largas, para marcar o acesso da residência. 
O vidro pode ser o temperado transparente, com aplicação de película prata, para efeito estético e também para diminuir a incidência dos raios UV no interior da residência e diminuir o consumo de energia com condicionamento de ar artificialmente.
A moldura de madeira que está na sacada é feita de ripas espaçadas entre si, com madeira tratada com verniz, simples de se executar, a ser fixada em barrotes que se fixam nas vigas e paredes laterais ou em estrutura metálica. Por trás desta estrutura fica um guarda corpo de vidro temperado.
Sugerimos trocar as esquadrias da sala de estar e do dormitório por portas janelas de PVC. Todos os vidros receberão a película prata.

Imagem 01: situação proposta

Imagem 02: situação proposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário